Associação Civil Projeto Juventude Esperança do Amanhã - Voluntariado HNK
Santo André, SP

Associação Civil Projeto Juventude Esperança do Amanhã

O JEDA prepara jovens em vulnerabilidade social, para o mercado de trabalho por meio de qualificação técnica e formação humanitária integral e solidária.

Sobre a associação

O Projeto JEDA é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que iniciou suas atividades na década de 80, com um grupo de pessoas da comunidade, residentes no município de Santo André, que decidiu engajar-se numa atividade pouco comum: dar atenção e prestar serviços a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, em decorrência da situação de trabalho infantil, em situação de vulnerabilidade social ou mesmo nas ruas. Este mesmo grupo, liderado pela religiosa Irmã Indiana Marques Carraro, fundou a Associação Civil Projeto Juventude Esperança do Amanhã – “J. E. D. A.” (nome criado pelas crianças atendidas na época), em 17 de março de 1984. Desde então, a instituição não parou de atuar na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ao longo de sua trajetória as principais propostas do JEDA foram:

 Democratização dos espaços disponíveis na Instituição, através da inserção de projetos socioculturais, educacionais e esportivos abertos à comunidade, como ferramenta de desenvolvimento integral do público infanto-juvenil.

 Criação de espaços de discussão para a garantia de direitos e valorização da pessoa, preconizando o empoderamento juvenil que aponte para o exercício pleno de cidadania.

 Estímulo da participação ativa da família em todo processo de desenvolvimento infanto-juvenil, priorizando a qualificação das relações familiares, como estratégia de prevenção à negligência e violência intrafamiliar, subsidiando os pais ou responsáveis com informações e orientações eficazes para o processo de formação da criança e do adolescente.

Desde o início de suas atividades o Jeda tem focado no Serviço de Convivência, Fortalecimento de Vínculos e a preparação para o mundo do trabalho, Qualificação Profissional, Aprendiz, Estágio e Empreendedorismo, objetivando trabalhar com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, oferecendo espaços socioeducativos, e culturais no período contra turno ao escolar, a fim de propiciar o desenvolvimento emocional, social, afetivo e cognitivo incentivando o Protagonismo Social.