Centro de Reabilitação Washington Luis Pinheiro Magalhães - Voluntariado HNK
Rio de Janeiro, RJ

Centro de Reabilitação Washington Luis Pinheiro Magalhães

Atendimentos de forma gratuita em diversas áreas de 1994 a 2014 ! Tentando reabrir devido a necessidade nesta região !

Sobre a organização

Em 12/09/1961, nascia Washington filho de D. Maria Pinheiro e Luís Magalhães. D.Maria e Sr.Luis eram de origem portuguesa e tiveram uma infância muito hulmide. Ela veio para o Brasil e conheceu seu marido Luís Magalhães, e se casaram.

O sonho de D.Maria era ter um filho que fosse médico e que apoiasse as crianças em situação de vulnerabilidade. Conforme Washington foi crescendo percebeu-se que ele não desenvolvia como o esperado, ele tinha paralisia cerebral.

Seus pais o levaram em diversos médicos e sempre sem muita esperança. Até que um dia um médico disse a D.Maria que ela deveria investir nas terapias para ver a evolução de seu filho, que não seria fácil mas que ela deveria ir por esse caminho.

Seus pais diante de sua condição que demandava cuidados e terapias multidisciplinares passaram por várias clínicas e instituições, então sentiram em seu coração e criaram em setembro de 1994, o Centro de Reabilitação Washington Luís Pinheiro Magalhães com a finalidade de apoiar outras famílias a terem acesso a terapias multidisciplinares de qualidade.

O Centro de Reabilitação prestava atendimentos de forma gratuita nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicopedagogia, nutrição e via falecidoassistência social.

Infelizmente as atividades do Centro se encerraram devido ao Sr.Luis, então presidente, estar sem saúde para continuar a administrar o projeto e D.Maria já havia falecido há 5 anos. Sr.Luis faleceu em 2016!

Com o falecimento de seu Luis, Washington ficou sob os cuidados de sua prima Rita Magalhães, que também é mãe de uma menina especial, Isabel.

Rita sempre teve o sonho de reabrir o Centro de Reabilitação, porém, não sobrava tempo pois estava sempre envolvida com os cuidados de Washington e de sua filha.

Em dezembro de 2019 Washington faleceu, e sua prima Rita Magalhães, que sempre sonhou em reabrir o Centro de Reabilitação sentiu que esse era o momento de começar a se movimentar para a reabertura. Veio a pandemia que dificultou está reabertura!

Em 3 de maio de 2021, conseguimos fazer a nossa Assembléia, formando o novo quadro de associados e administradores deste Projeto que virá cheio de inovações e preocupação não só com estes especiais, mas também com suas famílias, que também precisam de apoio para que suas vidas sejam mais leves!

Nossa missão é garantir os cuidados e dedicar amor à essas famílias!

Conseguimos fazer uma obra de reforma e agora estamos na busca de voluntários e estagiários para iniciarmos e assim conseguirmos os registros de CMDCA E CMAS para que possamos conseguir participar de editais e assim ter patrocinio para remunerar estes profissionais!